quinta-feira, 20 de junho de 2013

Uma geração se levanta para protestar



Brasil <3
Em meio a tantos manifestos e despertar da população, o Brasil vive um momento único. Muitos estavam acomodados, inquietos, escondidos em um casulo interminável. Ouvia-se que estas últimas gerações não eram semelhantes as de antigamente, não tinham vez, nem voz. Antigamente, haviam revoluções, greves longas, rebeliões e guerras. O desconforto do povo o levava as ruas. As últimas gerações não sabiam gritar, não sabiam resistir ou reivindicar. Eis aí a juventude, que outrora calada, hoje sai às ruas para protestar. Protestos pacíficos sim, não me venham dizer que os protestantes são vândalos. Vândalos são aqueles que não entendem até onde vai o seu direito de expressão. Aqueles que saíram às ruas para questionar, para debater e mostrar porque o Brasil é terra de filhos que não fogem à luta, que não desistem da ideia de um país melhor, esses são guerreiros, não vândalos. Ato de puro heroísmo, eles estão se unindo, dizendo em uma só voz "nós queremos mudanças".
Aí estão os milhares de brasileiros que não se conformam com a corrupção, com a falta de caráter de muitos governadores, com o descaso frente à educação, saúde e princípios básicos de convivência. O povo foi pras ruas; os políticos pra casa. Por quê? Em épocas de eleições, os candidatos saem às ruas, ao encontro do povo, para prometer melhorias. O povo mais uma vez dá um voto de confiança e, novamente, as coisas continuam da mesma maneira (ou até pior). Já diziam os antigos, de grão em grão a galinha enche o papo. E encheu tanto, que não se pode mais aguentar tantos problemas sociais. É geral, é em todo o país.
O grito que esteve engasgado, agora saiu e está ecoando nos quatro cantos da terra. Vergonhoso? Sim. Precisaríamos passar por isso? Não. Não se não morássemos no Brasil onde o permissivismo destrói os limites de transição. É tudo tão flexível, que sempre se passa mão sobre a cabeça de quem está errado e o pior é que o próprio povo tem que ensinar como se deve governar. Tem que cantar o hino nacional pra que os governadores recordem o que é um país limpo, um país igual pra todos e não meros slogans de governo. Ei, queridos governantes, abram seus olhos, parem de querer mostrar ao mundo um país que não existe. Educação, saúde, emprego, transporte, moradia de qualidade só vão existir quando o investimento for maior que a demanda, caso contrário, não queiram passar-se por donos de um país desenvolvido. O Brasil tem muito o que melhorar, mas as melhorias não virão com através da construção de estádios e hotéis, nem mesmo com o aumento de impostos. Meras aparências não definem o perfil do país. O povo quer mais que a Copa, quer mais que a taça; quer dignidade e condições melhores de vida. O jovem de hoje tem acesso à escola, à universidade, à uma boa refeição, mas e a qualidade? Não adianta aumentar o número de ingressantes às diversas instituições de ensino se não houver qualidade de ensino. Se não houver condições para que esse jovem seja um egresso da universidade. Não adianta querer investir no jovem enquanto ele for aluno, se depois em sua carreira ele for ser desvalorizado.
Ei, chega de querer tapar o sol com a peneira, o povo não vai mais se calar. O povo está com a razão, o povo tem direito de saber o que está acontecendo com a verba pública que não é implementada onde deveria ser. Ei, governantes, parem de encher seus bolsos e cofres. Não adianta acumular tesouros terrestres para si e perder sua alma. Duvido que vocês não tenham um pingo de consciência para ver o quanto nós brasileiros, jovens, crianças, adultos e idosos precisamos de atenção. Precisamo de cuidados. Precisamos de melhorias. Precisamos de valorização. As últimas gerações querem mais, querem muito mais. As últimas gerações não vão se conformar com o troco que sai do bolso dos governantes. Queremos aquilo que é nosso por direito. A começar pelo respeito e dignidade. E não é pelos R$0,20. 

"Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo." Me orgulho de ser gaúcha, por isso não quero ser escrava das decisões de um ou dois. Quero qualidade. Quero melhorias. Quero respeito. Quero valorização. Quero dignidade.
Eu adoro esta canção, por isso vou deixá-la para leitura e quem quiser assista ao vídeo:
"Marcha de la bronca"



 Bronca cuando ríen satisfechos

al haber comprado sus derechos
Bronca cuando se hacen moralistas
y entran a correr a los artistas

Bronca cuando a plena luz del día
sacan a pasear su hipocresía
Bronca de la brava, de la mía,
bronca que se puede recitar
Para los que toman lo que es nuestro
con el guante de disimular
Para el que maneja los piolines
de la marioneta general
Para el que ha marcado las barajas
y recibe siempre la mejor
Con el as de espadas nos domina
y con el de bastos entra a dar y dar y dar

¡Marcha! Un, dos...
No puedo ver
tanta mentira organizada
sin responder con voz ronca
mi bronca
mi bronca

Bronca porque matan con descaro
pero nunca nada queda claro
Bronca porque roba el asaltante
pero también roba el comerciante
Bronca porque está prohibido todo
hasta lo que haré de cualquier modo

Bronca porque no se paga fianza
si nos encarcelan la esperanza
Los que mandan tienen este mundo
rRepodrido y dividido en dos
Culpa de su afán de conquistarse
por la fuerza o por la explotación

Bronca pues entonces cuando quieren
que me corte el pelo sin razón,
es mejor tener el pelo libre
que la libertad con fijador
¡Marcha! Un, dos...
No puedo ver
tanta mentira organizada
sin responder con voz ronca
mi bronca
mi bronca

Bronca sin fusiles y sin bombas
Bronca con los dos dedos en Ve
Bronca que también es esperanza
                                                   Marcha de la bronca y de la fe...                                                    




Apesar de ser un otro momento, en un otro contexto, aun así, acá en Brasil, nuestra bronca debe ser:

"Bronca sin fusiles y sin bombas, bronca con los dos dedos en ve..." - Marcha de la bronca - Araca la cana


E para me despedir por hoje, um versículo:
"Bem-aventura a nação cujo Deus é o Senhor."
Deus abençoe!!! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário