sexta-feira, 16 de maio de 2014

Existe algum templo que garanta a salvação e a proteção do cristão?


Não. E esse é o pensamento mais errôneo que circula, nos dias atuais, em muitas mentes vazias de cristãos sem visão espiritual. Acontece que muitos vão aos templos buscar a salvação, a bênção, a mudança, a prosperidade, etc. Buscar a Deus também, mas parece que a ordem é contrária ao que Jesus nos ensina em Mateus 6:33: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Quer dizer, Deus fica em segundo plano, pois muitos esperam estar no templo, alcançar as bênçãos e consequentemente, encontrar a salvação de sua alma. Deus sempre teve um propósito com seu povo. Ele sempre cumpriu a sua parte sendo fiel e misericordioso para conosco. Infelizmente nós e nossas gerações passadas, o frustramos e ainda continuamos frustrando-o diariamente. Depois de tantas tentativas em salvar seu povo, ainda no antigo testamento, Deus fala com o profeta Jeremias sobre a situação de seu povo naquele momento e não só. E o título desse monólogo, pois não se lê nenhuma resposta de Jeremias no texto bíblico, apenas as palavras que Deus lhe entregou para que falasse “à porta da Casa do Senhor” ao seu povo, é “O templo não protege a nação iníqua” (Jeremias 7:1). O povo estava completamente fora dos caminhos e propósitos do Senhor. Isso já nos tempos de Noé. Ainda assim, Deus usava homens de fé que buscavam ser a diferença desde os tempos primórdios para incentivar a outros que buscassem a Deus em primeiro lugar e a sua justiça, mas nem desse jeito, o povo ouvia algo.
Aqui neste texto bíblico, o Senhor mais uma vez declara sua frustração em relação a seu povo rebelde. As pessoas tomaram como hábito ir à casa de Deus e o “adorar” através de orações e sacrifícios, assim como tomaram por hábito praticar coisas contrárias à ordem de Deus, fora de sua casa. Acreditavam, e muitos acreditam até hoje, que estar debaixo do teto da igreja garante a salvação. Pensamento contrário à vontade de Deus. E ele, ao longo de sua fala, diz a Jeremias “Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não conheceram e depois vir e permanecer perante mim neste templo, que leva o meu nome, e dizer: Estamos seguros!, seguros para continuar com todas essas práticas repugnantes? Esse templo, que leva o meu nome, tornou-se para vocês um covil de ladrões? Cuidado! Eu mesmo estou vendo isso’ ", declara o Senhor.” (vr. 9-11) Há uma frase, anterior a estas que me chamou a atenção em especial, diz o seguinte “Mas, se deveras emendardes os vossos caminhos e as vossas obras ... eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos para sempre” (vr. 5,7) Ainda com todos os erros e pensamentos contrários do ser humano, Deus incentiva seu povo a buscá-lo em primeiro lugar, a emendar seus caminhos e suas obras para alcançar a salvação e receber a herança prometida por ele desde a antiguidade. Ainda nos dias atuais, vemos que muitos usam o templo como desculpa para praticar más ações. Se cobrem de justificativas para continuar na mesma vida que tinham antes de servir a Deus. Quero dizer, “eu vou na igreja, oro, jejuo, louvo e até leio a bíblia, mas da porta pra fora da igreja, sou como muitos que não conhecem a palavra de Deus e pratico as mesmas coisas que os tais com a justificativa ‘eu sou da igreja’”. No mesmo texto de Jeremias 7, o Senhor diz ao profeta que não adianta ele interceder pelo povo, pois não será ouvido (vr. 16). A que ponto as coisas haviam chegado?! Nem mesmo o profeta poderia salvar o povo da ira do Senhor, imagina o templo?! Mais adiante, em Jeremias 12:14, o Senhor insiste, “se me buscarem, se jurarem pelo meu nome, eu me compadecerei deles e os farei voltar a sua herança”, caso contrário, nada feito. A todo instante, Deus simplesmente pede “obediência” ao seu povo. Integridade diante dele. Fidelidade.
Em Ezequiel 18, cujo título bíblico é “A responsabilidade é pessoal”, o Senhor explica que cada um é responsável por suas ações. Cada um prestará contas e, antes disso, colherá o que plantou assim como o apóstolo Paulo nos diz em Gálatas 6:8 “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” Se em nossos dias, ainda existem pessoas que creem que com ir à igreja e cumprir com seus “deveres cristãos” só ali dentro já têm a salvação garantida, é porque o povo não tem dado ouvidos à voz de Deus através de seus muitos profetas e pregadores da sua palavra.
O que se vê em dias atuais, é que o povo continua crendo que ir à igreja é a proteção contra o mundo ou a garantia de salvação. A palavra de Deus diz que nos últimos haveria cegueira espiritual, fico pensando qual será a proporção dessa cegueira, se desde os tempos de Noé o povo estava cego por conta dos prazeres carnais. Pois bem, o que tem me frustrado mais é não só a cegueira espiritual e o pensamento errôneo sobre o hábito de ir à igreja, mas o pensamento de muitos líderes a respeito disso. Eu sempre entendi que a casa de Deus é como hospital, sim, como hospital para receber os enfermos, os pecadores, os injustos e até mesmo os “bons de coração” com alguns dizem que não conhecem a palavra de Deus. Mas entendo também, que a igreja perde seu sentido, seu valor, sua função, quando se acredita que estar ali do mesmo jeito que fora dela, garante-se a salvação. Eu parto do princípio de que onde Jesus está algo tem mudar. Se seguirmos a linha de que a igreja é um hospital, todo enfermo que chega nela precisa ser curado, assim como todo pecador precisa ser transformado. No momento em que eu entro no santo dos santos e busco a face de Deus com todo meu coração, algo tem que mudar dentro de mim. Não fora, não só minhas vestes exteriores, não só minha aparência, não só meu título ou status, algo muito maior precisa ser feito dentro de mim. E se os meus caminhos forem contrários às minhas obras, tudo é vão, tudo é inútil e ir a igreja é uma perca de tempo. Estar no templo com a cabeça no mundo é uma grande tolice. Deus não tem parte comigo. Deus não pode agir na minha vida. Deus não pode mudar meu interior. Ele mesmo diz “Mas se o perverso se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é reto e justo, certamente, viverá.” (Ezequiel 18:21) Eu entendo aqui, que o Deus está ensinando ao seu povo através da vida de Jeremias é que estar na igreja, com ações mundanas, sem mudança interior, é cooperar para sua própria morte. É não entender que Deus nos prometeu VIDA e vida em ABUNDÂNCIA.
Muitas vezes, pensamos e comparamos a igreja com outras instituições ou grupos, mas não entendemos que lá é lugar de transformação e essa transformação começa no interior de cada cristão que entrega todos os seus caminhos ao Senhor e confia nele. Quando Deus consegue agir em um templo é porque ele está conseguindo agir nas vidas que vão até o tempo, porque nós somos o templo do espírito santo e se não temos a presença do espírito santo em nossas vidas, não é o tempo físico que o tem. Não é o templo físico que nos protege e nos salva de nossas transgressões. É a nossa obediência e temor a Deus, nossas obras e fé, nosso amor e comunhão que nos dão crédito diante de Deus e comove o seu interior para que ele possa cumprir com sua palavra em nossas vidas “Livrem-se de todos os males que vocês cometeram e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel? Pois não me agrada a morte de ninguém. Palavra do Soberano, o Senhor. Arrependam-se e vivam!” (Ezequiel 18:31-32).
Tu desejas ser salvo, ou preferes uma vida de engano? Queres ser mudado de dentro pra fora e fazer as obras que Jesus fez, ou maiores que elas, ou ficar na porta do templo como o coxo (Atos 3:1) esperando que alguém com fé e determinação, alguém que busca o reino de Deus em primeiro lugar para que ordene tua cura? Não crê que a tua salvação está garantida porque tens ido à igreja e orado a Deus, mas fora da igreja és apenas mais um na multidão sendo oprimido pelo maligno. Deus quer muito mais de ti, Deus quer muito mais de mim. Ele não quer nossos sacrifícios e holocaustos. Ele quer nossa fé e obra alicerçada em sua palavra, nossa obediência aos seus mandamentos, nossa fidelidade para com Ele. Ele quer que comamos com os pecadores, mas que façamos a diferença no meio deles. Ele espera de nós corações puros e justos na sua presença. Ele tem pra nós a salvação que buscamos inutilmente com nossas vidas de aparência. E o apóstolo Paulo nos incentiva “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.” (Gálatas 6:10) Nós somos o corpo de Cristo (1Coríntios 12), nós somos a noiva adornada de Jesus (Apocalipse 21:2), nós somos a esperança e a luz do mundo (Mateus 5:14). Somos a “geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.” (1 Pedro 2:9-10), somos os escolhidos que farão o ide que Jesus ordenou (Marcos 16:14) e aqueles que sentar-se-ão à sua mesa.
“Eis que venho sem demora...” (Apocalipse 22:12)


Que Deus te abençoe!!! :)

terça-feira, 13 de maio de 2014

“Después de un tiempo, uno aprende la sutil diferencia
entre sostener una mano y encadenar un alma.
Y uno aprende que el amor no significa acostarse,
y que una compañía no significa seguridad,
y uno empieza a aprender…
Que los besos no son contratos y los regalos no son promesas,
y uno empieza a aceptar sus derrotas con la cabeza alta
y los ojos abiertos,
y uno aprende a construir todos sus caminos en el hoy,
porque el terreno de mañana es demasiado inseguro para planes…
y los futuros tienen su forma de caerse por la mitad.
Y uno aprende que si es demasiado
hasta el calor del sol puede quemar.
Así que uno planta su propio jardín y decora su propia alma,
en lugar de que alguien le traiga flores.
Y uno aprende que realmente puede aguantar,
que uno es realmente fuerte,
que uno realmente vale,
y uno aprende y aprende… y así cada día.
Con el tiempo aprendes que estar con alguien
porque te ofrece un buen futuro,
significa que tarde o temprano querrás volver a tu pasado.
Con el tiempo comprendes que sólo quien es capaz
de amarte con tus defectos y sin pretender cambiarte
puede brindarte toda la felicidad.
Con el tiempo aprendes que si estás con una persona
sólo por acompañar tu soledad,
irremediablemente acabarás no deseando volver a verla.
Con el tiempo aprendes que los verdaderos amigos son contados
y quien no lucha por ellos, tarde o temprano,
se verá rodeado sólo de falsas amistades.
Con el tiempo aprendes que las palabras dichas en momentos de ira
siguen hiriendo durante toda la vida.
Con el tiempo aprendes que disculpar cualquiera lo hace,
pero perdonar es atributo sólo de almas grandes.
Con el tiempo comprendes que si has herido a un amigo duramente es muy probable que la amistad nunca sea igual.
Con el tiempo te das cuenta que aún siendo feliz con tus amigos,
lloras por aquellos que dejaste ir.
Con el tiempo te das cuenta de que cada experiencia vivida,
con cada persona, es irrepetible.
Con el tiempo te das cuenta que el que humilla
o desprecia a un ser humano, tarde o temprano
sufrirá multiplicadas las mismas humillaciones o desprecios.
Con el tiempo aprendes a construir todos tus caminos en el hoy,
porque el sendero del mañana no existe.
Con el tiempo comprendes que apresurar las cosas y forzarlas a que pasen ocasiona que al final no sean como esperabas.
Con el tiempo te das cuenta de que en realidad lo mejor no era el futuro,
sino el momento que estabas viviendo justo en ese instante.
Con el tiempo verás que aunque seas feliz con los que están a tu lado,
añorarás a los que se marcharon.
Con el tiempo aprenderás a perdonar o pedir perdón,
decir que amas, decir que extrañas, decir que necesitas,
decir que quieres ser amigo, pues ante una tumba, ya no tiene sentido.
Pero desafortunadamente, sólo con el tiempo…”

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ah, o amadurecer...!

Ando refletindo muito sobre o que significa amadurecer na prática diária. Amadurecer é realmente um processo bastante delicado e demorado. Não se amadurece dos vinte para os vinte e um anos, antes desde cada novo dia que vivemos. Sei, é bastante óbvio dizer que amadurecemos desde nascer, mas o que me chama a atenção é o modo como percebemos a necessidade de amadurecer a cada situação que passamos. Ao longo de nossa vida, nos deparamos com experiências inúmeras, algumas positivas, outras super negativas. E entre idas e vindas, trocamos coisas de lugares, invertemos as posições e alteramos nossas prioridades. Nossos objetivos e metas já não são os mesmos de quando éramos crianças, ao longo da adolescência, assim acontece na juventude e logo na vida adulta. Passamos por momentos variados e, como camaleões, precisamos nos adaptar e até mesmo nos camuflar para estar em cada lugar.  Hoje, entendo porque muitas coisas deixaram de ser o centro das minhas vontades, entendo porque não faço da opinião alheia o meu modo de proceder diante de tudo. Percebo que a frase "não troque um momento por uma eternidade" fazem total sentido. Compreendo que por mais que eu queira muito uma coisa, existem coisas mais importantes a conquistar. E sobre aquilo que ainda não conquistei, necessito ir adiante para alcançar e não desistir ou partir para outra coisa só porque não é fácil. O amadurecer influencia no modo de amar alguém, ou melhor, na compreensão do que é o amor. O amor já não é mais aquela euforia intensa durante uma semana ou duas e a apatia posterior, o amor é aquele que aumenta a cada dia mais, de modo simples, devagar e em todos os âmbitos. Nos momentos ruins e bons, o amor permanece e se fortifica.
Amadurecer também implica na compreensão do não. O não, não assusta mais, ele impulsiona à conquista do sim. E amadurecer é, definitivamente, viver na graça de Deus e fazer o que ele diz em Mateus 6:25 "Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?" Esperar em Deus. Crer nas suas promessas. Descansar em sua palavra. Buscar com fé a realização de cada sonho, sem loucuras e/ou desesperos. Amadurecer é isso. É refletir muito mais, antes de agir, e arrepender-se muito menos, depois de tê-lo feito.